Case de Sucesso – Barragem de Enrocamento – CH Chaglla

OBRA: CH CHAGLLA

Construída em uma “garganta” do vale do rio Huallaga, na região andina (cerca de 540 km de Lima), Chaglla é a terceira maior Usina Hidrelétrica do Peru com cerca de 456 megawatts de potência, possuindo estruturas de Tomada D’água, Vertedouro, Casa de Força e em destaque, um Barramento medindo aproximadamente 211,00 metros de altura e 420mts de laje no plano inclinado. Trata-se do terceiro maior barramento em altura do mundo.

DESAFIO TÉCNICO:

As Barragens de Enrocamento são destinadas ao armazenamento permanente de água e devem possuir um elevado grau de estanqueidade (presença de um elemento de vedação). Para a obra em questão, a barragem de enrocamento era composta por uma vedação em concreto com 12 lajes, que chamamos de Face de Concreto.

Para a execução desta estrutura, foi utilizado o sistema deslizante TEMEC, composto por uma forma com 15 metros de comprimento e 1,00 de altura, que se movimenta através de um conjunto de equipamentos hidráulicos, em que cada Cilindro Hidráulico sustentam 15,00 toneladas.

Devido a dificuldade extrema de acesso às frentes de serviço, a fôrma deveria ser  leve para que fosse movimentada facilmente entre a laje concluída e  próxima a ser executada. Para garantir mais agilidade entre essas trocas, foi criado um sistema de tanques de água, com volume de armazenamento total de 10,0 m³. Durante as concretagens os tanques permaneciam cheios, funcionando com uma espécie de contra-peso. Já durante as movimentações, os tanques eram esvaziados, reduzindo consideravelmente o peso da fôrma, e assim possibilitando a troca de uma laje à outra com um guindaste de menor porte.

A fixação da fôrma foi feita por perfis metálicos acoplados aos cilindros hidráulicos que estavam sobre os trilhos (perfil I), e estes estavam fixados sobre a fôrma lateral com chapas e parafusos.

O lançamento do concreto era feito por bicas (shouts) de tubos PVC, que levavam o concreto dos caminhões betoneiras, posicionadas no platô final da Barragem, até a fôrma. Utilizando-se do mesmo trilho, os carros de armação TEMEC faziam o transporte de toda a malha de aço pelas lajes, e também aguardava a aplicação por parte da equipe de armação.

METAS ALCANÇADAS:

A produção alcançada foi de 4,0 metros/hora, como a laje tem 15mts entre juntas, a cada hora eram deslizados 60 m² de laje. Esse desempenho reduziu o prazo de execução das lajes da barragem de 18 meses para 6 meses, eliminando o caminho critico da obra e possibilitando o enchimento do reservatório na data de contrato.