- 11/05/2021
- Postado por Valquíria
- Categoria Cases, Notícias

A barragem Miringuava em São José dos Pinhais/PR é um marco para a população da Região Metropolitana de Curitiba. Com ela, sua capacidade de produção de água do Rio Miringuava passará dos atuais 800 litros/segundo para 2.000 litros/segundo.
Essa vazão abastecerá cerca de 650 mil habitantes, cujos municípios estão em regime de rodízio no fornecimento de água desde o ano passado, em função do grave período de estiagem no estado.
A obra prevê um maciço de terra com 29 metros de altura máxima e 309 metros de comprimento de crista, uma galeria de 100 metros de comprimento, um vertedouro em forma de tulipa e uma tomada d’água. A barragem leva o mesmo nome do rio local.
Desafios
- Desvio do rio: utilizar fôrmas deslizantes para acelerar a execução da galeria de desvio.
- Barragem: a união entre deslizamento e o escoramento aéreo da tulipa acelerou a execução da barragem e possibilitou o trabalho sem interferências.
Soluções
Fôrma deslizante e escoramento aéreo.
Locais de aplicação
- Paredes inclinadas da galeria;
- Vertedouro tulipa;
- Laje do vertedouro tulipa (escoramento aéreo);
- Tomada d’água.
Descrição dos sistemas utilizados
Entenda mais sobre as soluções utilizadas nesta obra.
Fôrma deslizante
A principal vantagem do sistema de Fôrmas Deslizantes é a redução de prazo, com possibilidade de adiantamento de até 70% do cronograma previsto.
Por ser um método construtivo de concretagem contínua via elevação do sistema por mecanismo hidráulico independente, é possível obter resultados com velocidade e qualidade. Além disso, ele elimina a necessidade de juntas e equipamentos de carga para içamento das fôrmas.
Desenvolvido para executar estruturas em concreto armado com grandes dimensões verticais de seções contínuas ou variáveis, esse sistema é ideal para construir usinas hidrelétricas, barragens, pontes, chaminés, poços de elevadores, silos e reservatórios.
Escoramento Aéreo
O Sistema de Escoramento Aéreo TEMEC é uma alternativa vantajosa e econômica para projetos que demandam plataforma de apoio a uma elevação bastante superior ao nível do solo.
A solução consiste em utilizar a própria estrutura como elemento do sistema, por meio de inserção de barras de ancoragem na
camada concretada. Em suas extremidades, consoles de apoio são fixados de forma bastante segura e criam a condição ideal para aplicar as forças do carregamento calculado.
Dessa forma, o escoramento é feito pontualmente na área desejada, sem necessidade de montar torres ao longo de toda a extensão da estrutura.
Escada Temec
As principais características da Escada TEMEC são: segurança, praticidade e simplicidade de montagem. Por ser totalmente metálica
e atender todas as exigências de segurança da NR18, ela é ideal para locais com fluxo intenso de pessoas.
Com uma estrutura toda contra pinada, a escada deve ser travada a cada 10 metros e pode ser içada em módulos.