Case – Chaminé de Exaustão Bracell

Sobre à Chaminé Exaustão em Lençóis Paulista/SP

Projeto Star é um ambicioso esforço da Bracell para expandir sua capacidade de produção das atuais 250 mil toneladas/ano para mais 1,250 milhão de toneladas/ano, e assim atingir 1,5 milhão de toneladas por ano. Com previsão de entrega para o segundo semestre de 2021, o Projeto Star deverá ser o maior investimento privado no estado de São Paulo nos últimos 20 anos.

Localização e emprego para a expansão em São Paulo

Entre dois a três anos, o Projeto Star empregará até 11.000 trabalhadores no pico de implantação, com uma média fixa de 3.500 trabalhadores., nos municípios de Lençóis Paulista e Macatuba

Após a conclusão da expansão, a fase de operação empregará cerca de 6.650 trabalhadores, diretos e terceirizados de forma permanente nas atividades industriais, florestais e de logística.

Características da expansão da fábrica e compromissos com a sustentabilidade

A nova fábrica em Lençóis Paulista será desenvolvida com as melhores tecnologias para o setor, com uma linha flexível projetada para produzir celulose solúvel, principalmente.

O plano de expansão contará com inovadoras tecnologias para uma fábrica de celulose de nova geração.

Desafios

  • Deslizamento das paredes da Chaminé de exaustão com 147,30 metros de altura e diâmetro externo de 18 metros.
  • Montagem de plataforma aérea com 60 metros, para reposicionamento da fôrma deslizante, devido à redução da parede da chaminé (de 50 cm para 30 cm).
  • Reposicionamento da fôrma para retomada do deslizamento.
  • Escoramento aéreo das lajes e vigas no topo da chaminé. Peso aproximado de 120 toneladas.

Soluções

  • Fôrma deslizante.
  • Escoramento aéreo.
  • Minigrua.

Locais de aplicação

  • Chaminé de exaustão.
  • Laje da chaminé (escoramento aéreo).

Descrição dos sistemas utilizados

Mais sobre as soluções personalizadas pensadas pela TEMEC.

Fôrma deslizante

A principal vantagem do sistema de Fôrmas Deslizantes é a redução de prazo, com possibilidade de adiantamento de até 70% do cronograma previsto.

Por ser um método construtivo de concretagem contínua via elevação do sistema por mecanismo hidráulico independente, é possível obter resultados com velocidade e qualidade. Além disso, ele elimina a necessidade de juntas e equipamentos de carga para içamento das fôrmas.

Desenvolvido para executar estruturas em concreto armado com grandes dimensões verticais de seções contínuas ou variáveis, esse sistema é ideal para construir usinas hidrelétricas, barragens, pontes, chaminés, poços de elevadores, silos e reservatórios.

Escoramento Aéreo

O Sistema de Escoramento Aéreo TEMEC é uma alternativa vantajosa e econômica para projetos que demandam plataforma de apoio a uma elevação bastante superior ao nível do solo.

A solução consiste em utilizar a própria estrutura como elemento do sistema, por meio de inserção de barras de ancoragem na
camada concretada. Em suas extremidades, consoles de apoio são fixados de forma bastante segura e criam a condição ideal para aplicar as forças do carregamento calculado.

Dessa forma, o escoramento é feito pontualmente na área desejada, sem necessidade de montar torres ao longo de toda a extensão da estrutura.

Minigrua

Solução TEMEC com segurança, praticidade e simplicidade de montagem, ideal para içamento do aço. Oferece escoramento aéreo das lajes e vigas no topo da chaminé.