Case de Sucesso – Chaminé de Exaustão Bracell

Sobre à Chaminé Exaustão em Lençóis Paulista/SP

Projeto Star é um ambicioso esforço da Bracell para expansão da sua capacidade de produção das atuais 250 mil toneladas/ano para mais 1,250 milhão de toneladas/ano, de forma a atingir 1,5 milhão de toneladas por ano. O trabalho de expansão já começou e deve ser concluído até segundo semestre de 2021. No momento de sua conclusão, o Projeto Star deverá representar o maior investimento privado no Estado de São Paulo nos últimos 20 anos.

Localização e emprego para a expansão em São Paulo

Durante um período de dois a três anos, o Projeto Star empregará até 11.000 trabalhadores no pico de implantação, com uma média fixa de 3.500 trabalhadores. Após a conclusão da expansão, a fase de operação empregará cerca de 6.650 trabalhadores, diretos e terceirizados de forma permanente nas atividades industriais, florestais e de logística.

O epicentro do investimento está concentrado nos municípios de Lençóis Paulista e Macatuba.

Características da expansão da fábrica e compromissos com a sustentabilidade

A nova fábrica em Lençóis Paulista contará com o que existe de melhor em termos de tecnologia para o setor, que terá uma linha flexível projetada, principalmente, para produzir celulose solúvel.

O plano de expansão contará com as mais recentes tecnologias voltadas para uma fábrica de celulose de nova geração.

Desafios

  • 1º Desafio: Deslizamento das paredes da Chaminé de exaustão com 147,30 metros de altura e diâmetro externo de 18 metros.
  • 2º Desafio: Montagem de plataforma aérea à 60,0 metros, para reposicionamento da fôrma deslizante, devido à redução da
    parede da chaminé(de 50cm para 30cm);
  • 3º Desafio: Reposicionamento da fôrma para retomada do deslizamento.
  • 4º Desafio: Escoramento aéreo das lajes e vigas no topo da chaminé. Peso aproximado de 120,0 toneladas.

Soluções

  • Fôrma Deslizante
  • Escoramento Aéreo
  • Minigrua

Locais de aplicação

  • Chaminé de Exaustão
  • Laje da Chaminé (escoramento aéreo)

Descrição dos Sistemas Utilizados

Fôrma deslizante

A utilização do Sistema de Fôrmas Deslizantes tem como sua principal vantagem, a redução de prazo, com possibilidade de ganho em até 70% do cronograma previsto.

Por ser um método construtivo de concretagem contínua via elevação do sistema por mecanismo hidráulico independente, a obtenção dos resultados com velocidade e qualidade são totalmente garantidos. Destacam-se aspectos importantes como: a eliminação de juntas e de equipamentos de carga para içamento das fôrmas.

Desenvolvido para a execução de estruturas em concreto armado com grandes dimensões verticais de seções contínuas ou variáveis, o Sistema de Fôrmas Deslizantes é bastante utilizado na construção de usinas hidrelétricas, barragens, pontes, chaminés, poços de elevadores, silos e reservatórios.

Escoramento Aéreo

O Sistema de Escoramento Aéreo TEMEC é uma alternativa bastante vantajosa e econômica para projetos que venham a ter uma necessidade de plataforma de apoio a uma elevação bastante superior ao nível do solo.

A solução consiste na utilização da própria estrutura como elemento do sistema, por meio de inserção de barras de ancoragem na camada concretada.

Em suas extremidades, consoles de apoio são fixados de forma bastante segura, criando a condição ideal para aplicação das forças do carregamento calculado.

Dessa forma, o escoramento é feito pontualmente na área desejada, não se fazendo necessário a montagem de torres ao longo de toda a extensão da estrutura.

Minigrua

Solução TEMEC: segurança, praticidade e simplicidade de montagem. Solução para içamento do aço.

Escoramento aéreo das lajes e vigas no topo da chaminé
Peso aproximado de 120,0 toneladas