Case de Sucesso – SUMP MINA CONCEIÇÃO

OBRA: MINA CONCEIÇÃO

O SUMP é uma obra com grande volume de concreto, em condições muito especificas e com prazo curto para execução, uma combinação que nos trouxe muitos desafios e exigiu dedicação aos estudos aliado a nossa tecnologia e expertise para encontrar a melhor solução
para minimizar os prazos e mão de obra.

Saliento que a TEMEC está presente na maioria das obras de mineração do país, as plantas de Filtragem de Rejeitos em construção, no entanto são especiais para nós mineiros, estamos orgulhosos em usar nossa engenharia para participar de maneira tão assídua em projetos que trazem a tecnologia de Beneficiamento do Minério a seco.

Descrição da obra: Filtragem de Rejeitos – Mina Conceição

A VALE investirá entre os anos de 2020 a 2025 o valor de US$ 3,1 Bilhões em plantas industriais com Tecnologia para Beneficiamento do minério à seco. A estimativa é de que em 2024, 70 % da produção seja beneficiada a seco ou a umidade natural, sem adição de agua no processo e sem o uso de Barragens de Rejeito. Ao longo de 2022, a VALE espera colocar em operação as plantas de Filtragem no complexo de Itabira e Site Brucutu (todas as obras com participação da TEMEC). As plantas atenderão usinas de beneficiamento que totalizam uma capacidade de processar 64 Mtpa de minério de ferro.

Desafios

Um gigante, com seção de externa de 47,40 m x 34,40 m, altura de aproximadamente 10 m e paredes com 1,20 m de espessura, traz consigo grandes desafios. O SUMP é uma bacia escavada no solo com difícil acesso, por isso foi necessário desenvolver uma solução que permitisse o acesso de equipamentos e materiais, e que, em paralelo, permitisse que o aterro ocorresse concomitantemente à execução das paredes.

Solução em Formas

Em parceria com cliente desde o inicio da obra, tivemos oportunidade de estudar e apresentar diversas soluções em Formas, permitindo que a obra tivesse condições técnicas de discutir com cliente final a melhor solução. Ao término dos estudos preliminares, optamos pelo Sistema de Formas Trepantes Autoportantes.

Descrição do Sistema de Formas Trepantes Autoportantes

Relacionamos alguma das vantagens da Solução:
O sistema trabalha em módulos de 3 por 2,40 m de altura, constituído por painéis estruturados em aço e revestido com Madeirit plastificado de 17 mm, garantindo maior confiabilidade às concretagens.

Estrutura: SUMP

  • São reservatórios de água ou lama utilizados no processo de beneficiamento de Minério.
  • A solução dispensa a montagem de Andaime Multidirecional, o que impacta em valores de locação, mão de obra envolvida no processo e frete.
  • Redução de mão-de-obra para manuseio e alinhamento.
  • O Sistema é suportado por mísulas metálicas e içados através de equipamento de carga. A sua movimentação é através de cones reaproveitáveis de espera, o que garante uma operação rápida e de baixo custo. Dispensando a utilização de tirantes para sua fixação.
  • Redução de juntas de concretagens, inserts metálicos e garantia da estanqueidade.