Case – DP World Porto de Santos

Localizado na Ilha de Barnabé, no Porto de Santos, o terminal da DP World foi ampliado com a instalação de um novo cais com comprimento aproximado de 700 metros, totalizando aproximadamente 3.000 peças pré-moldadas.

As operações foram iniciadas após a conclusão das obras, com foco em estocagem e movimentação de celulose, além de outras estruturas logísticas e portuárias com previsão para o próximo ano.

Pelo contrato, fica garantida à Fibria a utilização dos serviços portuários neste terminal até 2039.

Desafios

  • Desenvolver as fôrmas metálicas personalizadas para atender este cliente com mais de 30 peças adaptáveis.
  • Cada peça deveria ter geometria diferente e ajustável em mais novas 50 peças, desenvolvidas a partir das iniciais.

Solução

Para alcançar isso, o time de Engenharia da TEMEC se uniu à equipe de Fabricação para encontrar as  melhores modulações, considerando movimentação, encaixes, travamentos, furações e a adaptação das peças especiais.

Os pré-moldados foram produzidos em um pátio na obra e foram posteriormente movimentados por guindastes até o novo cais

Após a fase de projetos, que compreende a modulação das fôrmas e o projeto de fabricação de cada componente deste conjunto, demos início à fabricação de 120 toneladas de materiais, com formas pré-moldadas fabricadas no pátio da TEMEC e movimentadas com guindastes até o cais.

Com a mobilização completa das fôrmas, a TEMEC enviou o Supervisor, que também atuou na fabricação das peças, para realizar a primeira montagem junto à Construtora.

Por serem peças 100% metálicas, a reutilização foi garantida para as 3.000 peças em questão, o que reduziu os custos e riscos.